quarta-feira, 28 de maio de 2014

Alcachofra, coisa deliciosa

Cá em casa, gosta-se muito de alcachofras. Eu, desde jovem; a minha mulher desde que, há muito menos tempo, a apresentei a essa delícia. Não creio que seja manjar habitual nas nossas mesas. Há muitos anos, raramente se viam e agora, só nas grandes superfícies, mas dizem-me os funcionários que com pouca procura.
Também não se comiam na minha terra, como no caso da casa da minha família. Habituei-me, nos vinte anos, em casa dos meus primeiros sogros. Já não me lembro se as compravam localmente (duvido) ou se era o meu sogro que a comprava cá, nas suas frequentes viagens de negócios. Se a memória não me trai, julgo que era isto, mais algumas coisas inexistentes nos Açores e que ele comprava numa boa mercearia lisboeta: espargos e cerejas.
Somos uma excepção na gastronomia latina, porque as alcachofras são legume muito apreciado na França, na Espanha e na Itália. Geralmente, só se come o interior, o coração, com uma vinagreta, como entrada ou salada. A minha forma de comer é diferente, muito mais esquisita.
Como vêem na foto, até se chegar ao coração (não sei porquê, habituei-me a chamar-lhe o queijinho), há três camadas de folhas, que se descolam muito facilmente. A primeira, mais externa e pegada à base da alcachofra, é muito fibrosa e não a como. A mais interna tem pouco sabor e pouca substância. Ficam então as folhas maiores, como se vê na foto, que têm na base uma polpa branca. Usem a folha como colher para um molho de manteiga e limão e raspem-na com os dentes. Digam-me depois de vossa justiça.
No fim, chega-se ao coração, uma espécie de taça coberta com uma camada de fibras, como pelos, que têm de ser removidos com jeito, com uma faca. Mais uma vez, mergulhar no moinho e comer. Que maravilha!
Notas finais. Cozedura de 15-20 minutos, conforme o tamanho. Contra a regra de escaldar previamente em outra água os legumes verdes, não o faço, porque não vou comer as partes verdes das folhas e as brancas não ficam amargas. Outra nota: vendem-se latas de alcachofras. Não sei como as preparam, mas são uma porcaria.

Sem comentários:

Enviar um comentário